top of page

Análise descritiva detalhada (Parte 2)

Como já vimos na parte 1, o objetivo da análise descritiva é introdutório e um pouco exploratório. Assim, desejamos CONHECER os nossos dados.


No caso de VARIÁVEIS CATEGÓRICAS, ou seja, que tem múltiplas possíveis respostas por pessoa, buscamos a frequência de ocorrência de cada categoria.


Por exemplo, se temos um banco de dados com aqueles mesmos 100 concluintes do curso de Estatística do ano de 2015, podemos ter interesse em que tipo de instituição em que eles estudaram.



Aqui está um exemplo de como a ICIC - Consultoria Estatística realiza essa etapa tão importante:


OBJETIVO: Caracterizar a população quanto ao tipo de ensino superior.


T: TABELA


Aqui, poderíamos também incluir a frequência acumulada (por exemplo, para concluir que 71% dos alunos estudaram em instituições públicas).


I: INTERPRETAÇÃO


A variável 'Tipo de instituição de ensino superior' não teve missings, portando temos informações sobre os 100 alunos pesquisados. Dos 100, 36 (36%) Se formaram em instituições Estaduais, 35 (35%) em instituições Federais (totalizando 71% de alunos em instituições públicas) e 29 (29%) em instituições particulares.


R: REFERÊNCIAS


Estatísticas Descritivas:

Medidas-resumo ou estatísticas descritivas são usadas para resumir um conjunto de observações, a fim de comunicar a maior quantidade de informações da forma mais simples possível (Mishra 2019).


Para variáveis categóricas, usaremos:

• Frequência: Simplesmente contam o número de vezes que ocorre em cada variável

• Frequência Relativa: Divide a frequência pelo total. Representa a ocorrência em valor percentual

• Frequência acumulada: Soma-se as frequências uma a uma. Útil para agrupar as categorias mais frequentes e para categorias ordinais.


Bibliografia:

Mishra, Pandey, P. 2019. “Descriptive Statistics and Normality Tests for Statistical Data.” Annals of Cardiac Anaesthesia 22(1): 67--72.


V: VISUALIZAÇÃO




Gostou dessa forma de análise? Se quiser uma dessa para os dados do seu banco, é só enviá-lo! Terei o maior prazer em replicar a sequência TIRV para você!


Fique à vontade para tirar dúvida sobre esse modelo de análise aqui nos comentários :)

Comments


bottom of page